BUTÃO

BUTÃO

Butão - Snow Leopard Jhomolhari Trekking - 12 dias

A Terra do Dragão Trovejante é pacífica e isolada e está aninhada entre a China e a India, no berço dos Himalaias. O Butão pode não ser muito desenvolvido de um ponto de vista moderno, porém, possui altas pontuações no quociente de felicidade. Em 2006, o Butão foi avaliado como o oitavo país mais feliz do mundo. Vale a pena visitar e conhecer o Butão, nem que seja apenas para descobrir o porquê!
O povo do Butão é tão ferozmente protetor de sua cultura e suas tradições, que o turismo é adaptado para manter intactos os seus interesses. Apesar de seu isolamento, o butanês é caloroso, acolhedor e hospitaleiro.
Além de sua rica herança cultural, o Butão oferece ao seu visitante uma deslumbrante beleza natural, exóticos monastérios, encantadoras casas de madeira, artes, artesanato e, claro, grande quantidade de felicidade.
A cultura do Butão é antiga e extremamente bem preservada. Os cidadãos orgulhosamente exibem seus trajes nacionais em todas as áreas públicas. O budismo é a religião mais praticada, e o hinduísmo vem em segundo lugar. A fé budista desempenha um papel fundamental na vida das pessoas e há diversas festas religiosas anuais que são ocasiões de grande significado espiritual.
Visitar os hipnotizantes mosteiros e stupas no Butão é uma experiência incrível e imensamente pacífica para os visitantes, assim como caminhar por seus vales e florestas. Rodas de oração e bandeirolas são uma visão comum e envolvente ao longo do horizonte.

Roteiro

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / Lt - lanche de trilha / J - jantar

1º dia - PARO (2.280) / PUNAKHA (1.400) (J) - Chegada em Paro, recepção e traslado para Punakha, com parada para chá/café e observação da costa leste do Himalaya. Chegada e visita ao templo Chimi Lhakhang. Acomodação, jantar e pernoite.

* Templo Chimi Lhakhang - O templo/monastério da fertilidade. Dedicado ao Dalai Drukpa Kuenley, um budista tibetano, considerado santo popular e herói, conhecido também como "o louco divino" pelo povo Butanês, devido os seus caminhos não serem convencionais por onde ele pregava o Budismo. O templo é cercado por cerca de 100 bandeiras de oração, situa-se no topo de uma colina pitoresca. Ele tem sido um local de peregrinação para os casais sem filhos. O tour é considerado fácil e leva cerca de 1 hora a caminhada.

2º dia - PUNAKHA / THIMPU (2.300) (C, A, J) - Visita ao Punkaha Dzong, e traslado até Thimpu (3h00), no caminho almoço e visita ao Simtokha Dzong. Chegada a Thimpu e acomodação, tempo livre para conhecer a cidade e visitar o Memorial Chorten, Tashiccho Dzong e Zilukha Nunnery. Jantar e pernoite.

* Punakha Dzong - ou Pungthang Dechen Phodrang "Palácio de grande felicidade" está localizado na confluência de dois rios (Phochu e Mochú). Foi construído em 1637 por Shabdrung Nawang Namgyal e seguindo as tradições antigas, serve como residência de inverno para abade (chefe-Je Khenpo) e os monges do Órgão Central, que retornam a Timbu no verão. O prédio foi danificado e reconstruído várias vezes, devido à inundação, incêndio e terremoto. É uma obra exemplar da arquitetura Butanês.

* Thimpu - é a cidade capital do Butão e centro do governo, religião e comércio. É uma cidade única com uma mistura incomum de desenvolvimento moderno, ao lado de antigas tradições. Casa para funcionários, expatriados e o corpo monge, Thimphu mantém um forte caráter nacional em seu estilo arquitetônico. Era um vale arborizado e fértil de agricultura até 1961, quando se tornou a capital oficial do Butão nacional. Mesmo hoje, ainda só tem algumas ruas sem semáforos e com população estimada de 90.000 pessoas.

* Simtokha Dzong - O Dzong mais velho do Butão, construído em 1627 por Shabdrung.

* Memorial Chorten - Construído em 1974 em memória do terceiro rei, Jigme Dorji Wangchuk, que foi considerado popularmente como o "Pai da Moderna Butão". É um edifício de quatro andares de altura branco, com estátuas de divindades e a iconografia do complexo, com ensinamentos tântricos e serve como um importante lugar de culto para os residentes de Thimphu, bem como de outras partes do país.

* Tashichho Dzong: Esta fortaleza funciona como o escritório do Rei, ministros e diversas organizações governamentais. É também o quartel-general para o corpo central do Butão. E residência ao líder espiritual do Butão, Je Khenpo e os monges de ambas cidades Thimphu e Punakha durante o verão. É também o local para o Festival de Thimphu na estação do outono.

* Zilukha Nunnery: Trata-se de alojados do Drubthob Goemba (mosteiro). Há cerca de 70 freiras que moram e rezam todos os dias neste mosteiro..

3º dia - THIMPU / PARO (2.280) (C, A, J) - Visitaremos os pontos turísticos, localizados a 54 Km de Thimpu, como o Indigenous Hospital, Heritage Museum, Painting School e o Textile Museum. Pela tarde seguiremos a Paro, uma das mais belas cidades do Butão, e onde se localiza o tempo Kichu Lhakhang, um dos mais antigos templos do país. Almoço durante o caminho. Acomodação em Paro, para jantar e pernoite.

* Indigenous Hospital - ou Instituto Nacional de Medicina Tradicional, é um instituto do governo que facilita financiamentos de pesquisa para a medicina tradicional. O tratamento baseia-se em textos budistas e é conhecida como So-alunos Wa-Rigpa. A população local aproveita os serviços para curar suas doenças, usando os vários métodos de tratamentos que variam de acupuntura, banho de ervas, comprimidos de ervas e de diagnóstico pelo pulso. O pequeno museu é aberto ao público com coleções de plantas está em exibição.

* Heritage Museum - Folk Heritage Museum ou Phelchey Toenkhyim Museu. Destina-se a exposição da vida e estilos de vida da classe média alta das famílias do Butão das épocas passadas. Existem equipamentos domésticos, ferramentas de visualização, horta sazonal, banheira de pedra quente, um moinho de água e etc.

* Painting School - O Instituto Nacional de Zorig Chusum (Escola de Artes e Ofícios) é conhecida como "a escola de pintura". Ela opera sob o Instituto Nacional de Formação Técnica e oferece um curso de seis anos, que fornece instruções sobre artes tradicionais do Butão e o artesanato chamado Zorig Chuksum . Os turistas podem visitar a escola e dar uma olhada nas aulas dos alunos. Há também uma pequena loja na escola que vende trabalhos dos alunos.

* Textile Museum - O National Textile Museum, que abriu em Junho de 2001, vale a pena conhecer. A visita é agradável para se conhecer a arte de tecer. Exposições temporárias introduzir as técnicas da tecelagem, estilos de vestir local e têxteis feitos por homens e mulheres. A exposição do museu têxtil estão centradas em torno de seis temas principais - padrão de teia tece, tece padrão de trama, o papel de têxteis na religião, as realizações nas artes têxteis, tecidos a partir de desenhos indígenas.

* Paro - Paro é também um dos vales mais bonitos do país, e onde se localiza o único aeroporto do Butão.

* Templo Kichu Lhakhang - Kyichu é um dos mais antigos templos do Butão construído no século 7 pelo rei tibetano Songtsen Gampo.

4º dia - PARO (C, A, J) - Tempo para visitar o Museu Nacional do Butão e Paro Rinpung Dzong. Após almoço, subiremos ao Monastério Taktshang - Ninho do Tigre, o mais famoso monastério do Butão. Pernoite com jantar em Paro.

* Museu Nacional do Butão - Fundado em 1967, o museu está instalado dentro do Ta Dzong, uma torre de vigia antiga. Consta com uma fascinante coleção de arte, relíquias, thangkha pinturas religiosas, armas, artesanato, animais empalhados e selos famoso do Butão, entre outros.

* Paro Rinpung Dzong - Rinphung Dzong foi consagrado em 1645 por Shabdrung Nawang Namgyal como forte do Butão. Ao longo dos séculos 17 e 18 serviu como um baluarte contra a invasão do norte. É considerado um dos melhores exemplos de arquitetura do Butão. Rinphung Dzong é a sede dos distritos Paro e de residência de monges de Paro.

* Monastério Taktshang ou Ninho do Tigre - Para conhecê-lo são necessárias 2 horas de caminhada para atingir o penhasco a 3.120 metros de altitude, 700 metros acima do Vale de Paro, aonde se encontra o Ninho do Tigre. O mosteiro inclui 7 templos, todos eles visitáveis. É um local de peregrinação de budistas de todo o mundo.

5º dia - PARO / SHANA (2.860) (C, A, J) - 16 Kms, 05 a 06 horas de caminhada, com 360 metros de subida e 80 metros de descida - Seguiremos até Drugyal Dzong, de onde se começa o Snow Leopard Jhomolhari Trekking. A caminhada se com suaves descidas e subidas, passando por terraços de arroz, campos de milho, pomares de maçã e florestas. Parada para almoço durante o percurso. Logo, o vale alarga-se e alcançarmos o posto do Exército de Gunyitsawa (2.810 m). Continuamos nossa subida até os 2.860 metros, onde existem vários bons locais de acampamento rodeados por árvores. Jantar e pernoite.

6º dia - SHANA / SOI THANGTHANGKHA (3.610) (C, A, J) - 22 Kms, 07 a 08 horas de caminhada, com 770 metros de subida e 10 metros de descida - Nosso segundo dia de caminhada é um pouco mais longo. Nosso circuito se inicia margeando o Chhu Pa (Rio Paro), subindo e descendo por meio de pinheiros e carvalhos, dentro do Jigme Dorji National Park. Parada para almoço durante o percurso. Quanto mais perto chegarmos do campo base, mais conseguiremos ver a montanha Jumolhari, com subida através das florestas de rododendros, e após atravessar o Rio Paro, atingiremos nosso ponto de acampamento, a 3.610 metros. Jantar e pernoite.

7º dia - SOI THANGTHANGKHA / JANGOTHANG (4.080) (C, A, J) - 19 Kms, 05 a 06 horas de caminhada, com 480 metros de subidas - Continuamos nossa ascensão, seguindo o rio Paro acima da linha das árvores, apreciando a vista deslumbrante dos picos ao redor. Parada para almoço durante o percurso. Vamos passar pelo vale Soi Yakherding e visitar a forma de vida da população local. Hoje não será um longo dia devido à altitude. No campo base de Jangothang com vistas à ruínas e fortes, teremos nosso jantar e pernoite.

8º dia - JANGOTHANG / DUMZO (3.800) (C, A, J) - 16 Kms, 7 horas de caminhada, com 810 metros de subidas e 1090 metros de descidas - A trilha começa com uma subida íngreme após atravessar uma pequena ponte de madeira que conduz ao lago de Tshophu (4.380). Depois de atravessar o lago, a trilha começa a descer até um vale escondido e assim subimos até La Bonte (4.890). Em um dia claro poderemos ver Kanchenjunga, o terceiro maior pico do mundo. Almoço durante o percurso. Seguiremos ao vilarejo de Soi Yaksa para jantar e pernoite.

9º dia - DUMZO / THONGBUSHONG (4.180) (C, A, J) - 11 Kms, 5 horas de caminhada, com 720 metros de subidas e 340 metros de descidas - A trilha se inicia com uma subida íngreme para o alto do cume originário do vale. De Yaksa Soi, vamos apreciar a vista das montanhas da ponta norte, como a Jumolhari e a Jichu Drake, no horizonte distante onde vamos parar para almoço. Cruzando Takhung La (4.520) vamos descer até o vale Thongbushong. Vamos cruzar com pastores nômades acampados em duas barracas tradicionais. Pernoite no campo base Thangbushong, com jantar.

10º dia - THONGBUSHONG / SHANA (2.730) (C, A, J) - 13 Kms, 5 horas de caminhada, com 200 metros de subidas e 1650 metros de descidas - Deixaremos o vale remoto e seguiremos ao cume de Thombu La (4.380). A partir deste ponto, poderemos vislumbrar da vista do vale do Paro para o sul e das demais trilhas que fizermos. Almoço durante o percurso e chegaremos ao campo base para pernoite e jantar em Shana.

11º dia - SHANA / PARO (C, A, J) - 17 Kms, 5 horas de caminhada, com 80 metros de subidas e 360 de descidas - Atravessaremos a aldeia em Gunitsawa composto de inúmeras famílias. Seguindo pelo rio Paro e descendo gradativamente. O carro para traslado a Paro estará nos esperando em Dzong Drugyal. Almoço e jantar na cidade. Pernoite em Paro.

12º dia - PARO (C) - Traslado para o aeroporto.

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A
NOSSA VONTADE.

Preços por Pessoa em US$

Somente parte terrestre a partir de Paro
Opções de acomodação Duplo Single
o cambio a ser utilizado é o dólar exposto no site www.venturas.com.br
Hotel categoria 3* $3,690.00 $4,010.00 $0.00 -
Adicional aéreo São Paulo (valor de referência)
Cia Aérea a partir de
O valor apresentado pode sofrer variação para mais ou menos dependendo de disponibilidade na reserva
Turkish $2,060.00 - - -
Air France $2,176.00 - - -
Emirates $2,353.00 - - -
Serviços Adicionais
Duplo Single
* Valor por pessoa.
Seguro Viagem - Plano Budget com cobertura Plus a partir de $120.00 $120.00 $0.00 $0.00
Transfer in/out Bangkok - (valor por techo) $35.00 $65.00 $0.00 $0.00
Transfer in/out Delhi - (valor por techo) $35.00 $65.00 $0.00 $0.00
Pernoite em Bangkok - Hotel Davis - Studio room $60.00 $120.00 $0.00 $0.00
Pernoite Delhi - Hotel Regent Continental $70.00 $140.00 $0.00 $0.00
Aéreo Bangkok/Paro/Bangkok - a partir de $1,170.00 $1,170.00 $0.00 $0.00
Aéreo Delhi/Paro/Delhi - a partir de $960.00 $960.00 $0.00 $0.00
Adicional base 1 passageiro $0.00 $320.00 $0.00 $0.00

As tarifas aéreas utilizadas para cálculo dos valores acima estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea. Preços em dólar, por pessoa válidos para estádias de Setembro, Outubro e Novembro de 2010. Viagem garantida com número mínimo de 02 participantes. Todos os preços serão convertidos para o Real utilizando câmbio do dia do pagamento. Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Brasileiros não precisam obter visto para a Tailândia. É obrigatória a obtenção de visto para Índia. Informe-se sobre o procedimento para a obtenção do visto no site do consulado. www.indiaconsulate.org.br ou com nossos consultores (valor aproximado R$145,00). O visto para o Butão é necessário, mas já está incluso no seu roteiro. É obrigatório tomar a vacina contra a febre amarela, com comprovante de validade internacional. Para os trechos Turkish Guarulhos / Bangkok / Guarulhos são permitidas 2 bagagens com 23Kg cada, mais 1 bagagem de mão com 7 kg. Para os trechos Air France ou Emirates, Guarulhos / Delhi / Guarulhos são permitidas 2 bagagens com 32Kg cada. Para o trecho Bangkok / Paro / Bangkok ou Delhi / Paro / Delhi, é permitido levar apenas 01 bagagem com 20 kg.

Formas de Pagamento

Parcelamento em cheques (Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica): 5 x sem juros

Parcelamento em cartão de crédito:

Visa: 30% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão

Amex, Mastercard ou Diners :30% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão

*taxas de embarque (quando expostas separadamente) devem ser incluídas no valor da entrada. Cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.

*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

O Programa Inclui

- Acompanhamento de guias locais a partir de Paro;
- Recepção e traslados no Butão;
- 3 noites em Paro com café da manhã;
- 1 noite em Punakha com café da manhã;
- 1 noite em Thimpu com café da manhã;
- 7 dias e 6 noites de trekking com acomodação em barracas duplas, isolante e saco de dormir;
- Acompanhamento de guias e carregadores durante o trekking;
- Pensão completa durante toda a estadia no Butão, exceto refeições do dia de chegada em Paro.
- Todos os passeios mencionados no roteiro;
- Ingressos aos monumentos e museus;
- Taxas governamentais para estadia no Butão;
- Visto para entrada no Butão;
- Brinde Venturas.

NÃO INCLUI:
- Vôos de São Paulo e taxas aeroportuárias;
- Vôos internos e taxas aeroportuárias;
- Seguro Saúde/Viagem (ver item: serviços adicionais);
- Alimentação não citada no roteiro;
- Bebidas;
- Atividades opcionais;
- Gorjetas e despesas pessoais;
- Qualquer outro item não mencionado como incluído.

Hospedagem

PUNAKHA:
3* - Puna Tsangchu Cottages - sem website.
3* - Hotel Meri Puensum - sem website.
3* - Hotel YT - sem website.

THIMPU:
3* - Hotel Phuntsho Pelri - sem website.
3* - Hotel Migmar - www.hotelmigmar.bt.
3* - Hotel River View - sem website.
3* - Hotel Jumolhari - www.hoteljumolhari.

PARO:
3* - Hotel Tenzinling - www.tenzinling.com.bt.
3* - Tashi Namgay Resort - www.tnr.bt.
3* - Ugen Phendeyling Resort - www.upresortparo.com.
3* - Khangku Resort - www.khangkhuresort.com.

DURANTE O TREKKING:
Acampamento em Barracas

BANGKOK:
Hotel Davis Bangkok - www.davisbangkok.net

DELHI:
Regent Continental - www.hotelregentindia.com

Transporte

Trecho aéreo São Paulo / Bangkok / São Paulo, com a Turkish Air (saídas de Quarta, Sexta e Domingo/ retornos de Terça, Quinta e Sabádo):
- Guarulhos / Istambul + Istambul / Bangkok - 23h25/18h05 + 23h35/13h05
- Bangkok / Istambul + Istambul / Guarulhos - 23h35/05h00 + 10h45/21h00

Para o Trecho Brasil / Delhi / Brasil (saídas diárias):
Air France - Horários (Guarulhos/Paris - 18h15/08h25 e Paris/Delhi - 10h20/23h05 / Delhi/Paris - 01h25/05h55 e Paris/Guarulhos 10h30/19h30).
Emirates - Horários (Guarulhos/Dubai - 01h25/21h15 e Dubai/Delhi - 04h40/09h15 / Delhi/Dubai - 04h15/06h30 e Dubai/Guarulhos 10h15/19h30).

Trecho aéreo Bangkok / Paro / Bangkok com Cia Aérea Druk Airways (saídas diárias).
Trecho aéreo Delhi / Paro / Delhi com Ciz Aérea Druk Airways (saídas de Segunda/Quarta e Sexta).

Guias

Guias locais de alta montanha falando ingês e com ampla experiência na região, além do acompanhamento da equipe de apoio durante o trekking.

Seguro

Para quem optar por adquirir o adicional de seguro saúde/viagem da ISIS Assistência Médica Internacional, plano Budget com cobertura Plus, as coberturas serão:
- Até US$50.000,00 para assistência média hospitalar em caso de acidente.
- Até US$50.000,00 para assistência média hospitalar em caso de enfermidade.
- Medicamentos cobertos.
- Até US$50.000,00 para assistência para esportes de risco.
- Até US$50.000,00 para acidentes pessoais.
- Até US$50.000,00 para invalidez permanente.
- Até US$7.500,00 para gastos adicionais de regresso.
- Até US$7.500,00 para passagem aérea de ida e volta pra um familiar.
- Até US$25,00 por dia para gastos com hotel para acompanhante.
- Até US$1.000,00 para assistência em caso de perda de bagagem.
- Até US$250,00 para emergência odontológica.
- Até US$500,00 para acidente odontológico.
- Até US$7.500,00 para repatriação funerária.

Condições Gerais:

Será cobrado um sinal de US$ 100,00 por passageiro para efetuação da reserva. Este sinal será abatido do restante do pagamento. Caso a reserva não se confirme, o valor integral do sinal será restituído. Caso haja desistência da viagem por parte do passageiro, o sinal será retido integralmente.

CANCELAMENTO OU ALTERAÇÃO PELO PASSAGEIRO: os pedidos de cancelamento ou qualquer alteração de serviços implicarão na aplicação de multas e penalidades aos passageiros, por força dos contratos firmados pela Venturas, em seu nome, junto aos fornecedores, prestadores de serviços ou companhias aéreas ou marítimas. Entende-se por cancelamento a desistência da viagem e/ou do serviço contratado, a não apresentação para embarque ou realização do serviço, bem como qualquer alteração do serviço e/ou datas da viagem.
PASSAGEM AÉREA - FRETAMENTOS: até 31 dias antes da saída do vôo será cobrada multa de 10% por pessoa; de 21 a 30 dias da saída será cobrada multa de 20% e menos de 20 dias da saída do vôo NÃO HÁVERÁ REEMBOLSO em caso de alteração, cancelamento ou não utilização total ou parcial da passagem aérea.
PASSAGEM AÉREA - VÔOS REGULARES: Aplicam-se as condições e restrições estabelecidas por cada companhia aérea. As reservas nas tarifas promocionais não permitem alteração e não são reembolsáveis em caso de cancelamento alteração ou não utilização total ou parcial da passagem.
PACOTES DE TURISMO: até 31 dias antes do início dos serviços será cobrada multa de 10% por pessoa; de 21 a 30 dias da viagem será cobrada multa de 20% e 20 dias ou menos do início dos serviços NÃO HÁVERÁ REEMBOLSO em caso de alteração, cancelamento ou não utilização total ou parcial dos serviços, de acordo com a deliberação normativa nº. 161 de 9 de agosto de 1985 da Embratur.

MUDANÇA DE ITINERÁRIO PELA VENTURAS & AVENTURAS
A Venturas & Aventuras planeja os roteiros de forma a serem executados dentro do período programado, desde que as condições sejam favoráveis. A Venturas não se responsabilizará por despesas adicionais devido a mudanças no itinerário causadas por inundações, guerras, terremotos, furacões, guerras civis, condições políticas adversas, doenças, acidentes ou outras causas. Se as mudanças forem necessárias, as eventuais despesas decorrentes deverão ser pagas pelos membros do grupo.

RESPONSABILIDADES
Procuramos tornar sua viagem a mais segura possível. Existem, porém, riscos inerentes às atividades que não podemos controlar. Como cliente e viajante da Venturas & Aventuras você fica ciente de que a Venturas não aceitará nenhuma responsabilidade por acidente, ferimento, perda ou danificação de qualquer equipamento, bem como eventuais overbookings e atrasos nos horários de saída dos vôos.